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DESINVESTIR PARA REORGANIZAR - COMPRIMIR PARA EXPANDIR

  • Terus
  • 5 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

NATURA - THE BODY SHOP


Cadeias de valor e seus potenciais de valuation, otimizações, escalas e ganhos marginais.

As ações da Natura (NTCO3) desvalorizaram 74% nos dois últimos anos (desde julho de 2021) e de lá para cá têm sido motivo de muita especulação quando dos movimentos societários e de M&A que a sociedade tem divulgado em fatos relevantes.

Uma empresa que perde 3/4 de seu valor em dois anos é uma empresa pressionada por investidores descontentes com as estratégias e decisões tomadas pelo Conselho de Administração e diretores, cuja performance operacional tem destruído muito valor.

A Natura divulgou ontem que está considerando a "possibilidade de venda" da rede de lojas da The Body Shop. Esta medida de desinvestimento está inserida num conjunto de ações para otimizar a estrutura de negócios a fim de gerar valuation.

Caso a venda seja efetivada, representará a segunda operação de M&A neste ano. No mês de abril, a Natura alienou as suas ações da australiana Aesop à L’Oreal, pelo preço de US$ 2,5 bilhões.

De acordo com uma comunicação feita ao mercado, o Conselho de Administração da Natura deu permissão à sua direção para "explorar alternativas estratégicas para a The Body Shop, inclusive uma possível alienação do negócio".

A aquisição da The Body Shop pela Natura foi finalizada em 2017, quando adquiriu a marca da L'Oreal por 1 bilhão de euros. Este evento foi um passo significativo para a internacionalização da empresa.

Nesse período, a Natura criou uma entidade gestora para administrar as três marcas: Natura, The Body Shop e Aesop, que mantiveram as suas operações independentes.

Especula-se que as aquisicões comprometeram os resultados da Natura e possivelmente causados por (eventuais):

1. Não captação de sinergias operacionais entre as três marcas e unidades produtivas; 2. Inchaço da estrutura administrativa além do nível adequado; 3. Perda de foco na produção / fabricação; 4. Excesso de produtos de três marcas competindo entre si pelos consumidores, uma destruindo valor e mercado da outra; 5. Baixa escala de vendas no varejo a altos custos de operação e logística.


 

A Terus é convicente ao analisar as operações pré-M&A de seus clientes a fim de verificar as cadeias de valor e seus potenciais de valuation, otimizações, escalas e ganhos marginais. Já analisamos casos que votamos pela não efetivação de M&A, uma vez que as operações não gerariam valor adicional de produto, preço, volume, penetração de mercado e novos clientes, mas sim apenas competição entre a mesma faixa de penetração mercadológica.


Pensando em avaliar um M&A ou desinvestimento? Fale com a Terus agora mesmo: contato@terusconsultoria.com.br / (11) 2503-6747 / WhatsApp corporativo (11) 91567-0560.




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